DIY: TBR JAR - O que é isso?


O que ser isso? É de comer? É um avião? Um pássaro? Não, também não é o Superman e muito menos o Superman vs Batman, que infelizmente é só em 2016. Mas vamos tocando nossas vidas enquanto o filme não estréia rsrs



Gente, eu vi sobre isso em uns sites que acompanho algumas semana atrás e fiquei alucinada para fazer um para mim. Sério, tenho problemas em escolher livros para ler e só acumulo mais e mais livros em minha estante que não cabe mais nada, principalmente nos eventos de editoras que vou e eles dão seus lançamentos lindos. Coincidentemente achei isso na internet e tive que vir compartilhar, porque sei que não sou só eu que tenho esse problema.




Vocês devem estar se perguntando o que raios é o TBR JAR, bem, calma lá que vou explicar. A tradução em inglês é "To Read Jar", sim, em português fica idiota, mas vamos ficar com a tradução "Jarro de livros para ler", que nada mais é do que uma jarra (ou o que você quiser usar) onde é colocado todos os nome dos livros que você quer ler mais esta abandonado na estante. Após colocar os nomes dos livros, de forma totalmente aleatória, vai sorteando um livro e é esse que você irá ler e sem trapaças!



Para ficar melhor, crie seu próprio sistema. Organize da forma que quiser e como quiser. Eu, particularmente acho mais fácil o sistema por categoria de cor. Se eu quero ler um determinado gênero e sei que cor é, é só sortear e começar a ler. Mas sempre procure o melhor jeito para que você se sinta bem e organizado. 



Esse método é mais fácil para ter um controle dos livros que você já leu, esta lendo e os que quer comprar, o que é ótimo! Por exemplo, descobri que tenho uma lista bem grande de livros que estão na minha estante, que ou comecei e por algum motivo não consegui terminar (sim, tenho esse mal hábito) ou sequer peguei para ler. Então isso será uma mão na roda!



Não é um bicho de sete cabeças fazer um para você, na verdade é super simples, basta usar a criatividade e vontade. Sem contar que é um ótimo lembrete que  você tem livros para ler e esvaziar  sua jarrinha cada vez mais. No meu caso, eu comprei um pote normal e pintei com tinta preta fosca para conseguir escrever com giz. Foi super fácil e amei o resultado final do pote. Mas use o que você quiser, um pote, uma caixinha. Use a criatividade.



Mas calma lá, não é porque é pessoal que NÃO existe umas regrinhas básicas para serem seguidas, mas tirando elas, o resto é totalmente livre e pessoal, tendo a mesma finalidade: não deixar seus livros alone na prateleira.



Regras:

 
1 - Não coloque livros que você NÃO quer ler, mesmo estando na estante, muito menos que você ainda quer comprar.


2 - Não coloque  livros de amigos, tem que ser seu e da sua estante.

3 - Livros com prazo de leitura não devem ser colocados, afinal, leitura é um prazer, não obrigação.

4 - Se comprou mais livros, coloque o nome no jarro.

5 - Quando sortear um livro, é esse que irá ler (não pode trocar, até aparecer um que queira ler, é trapaça!), a regra não vale se já tiver lido. Aí sim, você sorteia de novo e descobre qual irá ler.




Gostou? Te motivei a tirar poeira daqueles livros abandonados? Então corre lá para fazer o seu, que o meu eu já fiz e já tenho o primeiro livro para começar, que é o Nicolau São Norte. Não vejo a hora de começar *--* E vai ter resenha depois!



Não esquece de mandar foto na fanpage do blog dos seus TBR JAR. Quero ver todos!



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Acho a ideia da tbr jar maravilhosa. Ainda não fiz pra mim porque acho que pra fazer uma dessas, temos que estar dispostos a ler o que sair.. E eu to numa fase de gêneros favoritos.
    A sua ficou muita maravilhosa! Amei! <3
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. Muitoooo obrigada pelo comentário. Então, ainda não comecei a ler meu livro, mas é verdade, é uma responsabilidade grande, mas fica a dica. Espero que goste dos próximos pista *--*

      Excluir